Aparelho Dental

A ortodontia utiliza o aparelho dental com o objetivo de conseguir o alinhamento dos dentes...

Artigos Odontologia Aparelho Dental
[Aparelho Dental]

A ortodontia utiliza o aparelho dental com o objetivo de conseguir o alinhamento dos dentes para a melhoria da saúde bucal, obviamente o alinhamento dos dentes e do sorriso da pessoa. A Ortodontia é a especialidade responsável por diagnosticar, tratar e prevenir dentes fora de posição.

Uma das desvantagens de ter dentes tortos é a dificuldade de higienizar, portanto os riscos de doenças como cárie e gengivite é enorme. A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores e inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, conseqüentemente, adequada nutrição e saúde bucal. Com o restabelecimento da oclusão, evitam-se problemas de respiração, deglutição, fala e de articulação temporomandibular.

É muito grande a variedade de opções de aparelhos fixos ou móveis os quais funcionam aplicando uma suave força nos dentes que se movimentarão aos poucos.

Os tratamentos são individualizados e duram em média 2 a 3 anos, tudo depende das necessidades de cada um e da posição dos dentes e do encaixe entre eles.

Quais são os tipos de aparelhos?

Os aparelhos podem ser divididos em dois grupos: o fixo e o removível. Os aparelhos fixos são unidos aos dentes através de uma substância ou cimento; são compostos por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável pela movimentação dentária. Permitem maior movimentação dos dentes e independem da colaboração do paciente. Já os aparelhos removíveis são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista, e dependem da colaboração do paciente. Podem ser ortodônticos, os quais realizam pequenas movimentações dentárias, ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).

Existe aparelho estético?

Sim. Hoje em dia, existem aparelhos como os de cerâmica ou de safira, que são bastante estéticos, em que as peças de suporte se confundem com a coloração do dente. A vantagem destes dois tipos de material é que não mudam de cor com o tempo, o que não acontece com os de resina ou policarbonato, que ficam bem escuros e são de qualidade muito inferior. Dê preferência aos dois primeiros!

Existe a possibilidade de os dentes retornarem à posição original depois que tira o aparelho?

À posição original, não. Podem ocorrer pequenas acomodações pós-tratamento, que podem estar ligadas ao crescimento e às alterações funcionais. Essa tendência é normalmente bem controlada e minimizada através de um bom planejamento, de perfeita execução da técnica ortodôntica, bem como da utilização correta dos aparelhos de contenção.

Eu tenho uma frase que uso sempre com meus pacientes: “O tratamento não termina no dia que tira o aparelho!”. Neste momento, começa a outra fase: A Fase de Contenção. Justamente para direcionar a acomodação que os dentes terão depois que o aparelho é retirado.

Assim, um retentor é colocado tanto no maxilar superior (o aparelho móvel conhecido como Placa de Hawley) quanto no inferior (Barra Canina) no mínimo por dois anos para que os dentes não se movimentem e sejam mantidos em sua nova posição.

Deixe seu Comentátio

Para Aparelho Dental

Veja conteúdo relacionado:

Continue sua leitura sobre Aparelho Dental