Aparelho Dental – Tipos de Braquetes

Os bráquetes são as pequenas peças que são coladas nos dentes, que junto com o...

Artigos Odontologia Aparelho Dental – Tipos de Braquetes
[Aparelho Dental – Tipos de Braquetes]

Os bráquetes são as pequenas peças que são coladas nos dentes, que junto com o arco ou fio ortodôntico, formam o conjunto conhecido como aparelho ortodôntico.

Os bráquetes podem ser de metal (famosos quadradinhos metálicos na boca) ou estéticos na cor do dente pelos quais tem uma grande procura.

Os estético podem ser de Resina (ou Policarbonato), Safira, ou de Cerâmica.

Bráquetes de Resina

A resina é um feito a base de plástico e por isso são os menos resistentes. Quem tem o hábito de tomar muito café, coca-cola, vinho ou até mesmo se é fumante manchará muito rápido o aparelho, deixando-o bem amarelo. Motivo pelo qual ele será estético por pouco tempo… O material plástico acaba sofrendo pigmentação, isto é, amarelando com o tempo.

Bráquetes estéticos de cerâmica

São mais resistentes que o de policarbonato, feitos com cerâmica policristalina, de cor leitosa, esbranquiçada. Tem boa aderência e quase não descolam. Esse material não mancha com os alimentos e são mais confortáveis porque são menores.

Bráquetes estéticos de Safira

É super transparente e mais resistente que o de cerâmica e não apresenta muito atrito com os fios, se assemelhando ao bráquete de metal (que costuma gerar resultados mais rápidos). Esse material não sofre amarelamento ou qualquer alteração de cor com o passar do tempo.

Os bráquetes de Safira são superiores aos de Cerâmica em alguns aspectos:

- Maior densidade, consequentemente, maior resistência a fraturas.

- São mais transparentes. O cerâmica é fosco (leitoso).

- São mais lisos, e por isso geram menor atrito nas movimentações ortodônticas, o que facilita o movimento dos dentes

- São menores que os brackets de cerâmica, o que proporciona mais conforto.

Mesmo com essas diferenças entre os bráquetes, os de cerâmica possuem, também, ótima resistência e estética, além de possuírem um valor menor que os de Safira.

Vale salientar, que tanto um quanto o outro, não amarelam ou pigmentam. O que amarela nos aparelhos estéticos são as ligaduras elásticas (borrachinhas).

No entanto, existem borrachinhas próprias que, praticamente, não pigmentam para quem escolhe fazer um tratamento com aparelho estético.

Deixe seu Comentátio

Para Aparelho Dental – Tipos de Braquetes

Veja conteúdo relacionado:

Continue sua leitura sobre Aparelho Dental – Tipos de Braquetes