Bruxismo = Ranger os Dentes

O BRUXISMO não tem nada a ver com religião ou bruxaria. É um hábito que...

Artigos Odontologia Bruxismo = Ranger os Dentes
[Bruxismo = Ranger os Dentes]

O BRUXISMO não tem nada a ver com religião ou bruxaria. É um hábito que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes. É uma pressão enorme que pode provocar desgaste dos dentes ou mesmo desencadear uma série de sinais e sintomas da ATM.

A disfunção está ligada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade ou a problemas físicos de oclusão (encaixe dos dentes) ou fechamento inadequado da boca, mas pode também ser causado por outros fatores como: efeitos colaterais de alguns medicamentos psiquiátricos, refluxo e mal de Parkinson.

Não se sabe exatamente o porquê o bruxismo dental infantil acomete 15% das crianças principalmente quando chegam os primeiros dentes permanente por volta dos 6 anos de idade, mas tende a diminuir com o passar dos anos.

 
Consequências são sempre destruidoras

O bruxismo causa desgaste e quebra dos dentes, afastamento das gengivas, sensibilidade nos dentes, dores na musculatura da bochecha e nas articulações da mandíbula, irritação, insônia e transtornos alimentares.

A dor de cabeça é o sintoma bastante comum do bruxismo. Isso acontece porque a dor é resultado da pressão que os músculos da mastigação fazem e consequentemente sobrecarregados e começam a doer. Assim, vem a sensação de dor de cabeça, a chamada Cefaléia Tensional. É por isso que acontece também a dor na face e no maxilar. Resumidamente isso já é o quadro de Disfunção da ATM ou do maxilar.

Outros sinais e sintomas são: dentes danificados, doloridos e muito curtos, restaurações dentárias quebradas, dor nas bochechas, tensão na face, dor no ouvido e dor na lateral da face.

As tensões causadas pelo bruxismo são exageradas e muitas das vezes deixam os músculos da face também com bastante contratura.

Para muitas pessoas, o bruxismo é um ato inconsciente. Portanto, se você está sentindo os sintomas acima, recomendo que procure um dentista especialista em ATM.

Diagnóstico com a Odontologia

O indício de que você está fazendo o bruxismo é o desgaste acentuado dos dentes. Na maioria das vezes, a pessoa só sabe que é portadora deste hábito nocivo quando o dentista pergunta se ela está rangendo seus dentes. Ou se alguém lhe contar ouviu o barulho dos dentes rangendo enquanto ela dormia.

Como é um hábito inconsciente, o paciente descobre que tem essa mania depois que passa a se observar.

Além da avaliação clínica, a polissonografia é um exame importante para identificar o grau do distúrbio e orientar o tratamento.

Tratamento

Como os dentes são os mais prejudicados pelo bruxismo, é necessário a utilização de uma Placa miorrelaxante ou de proteção dos dentes. O objetivo dela é evitar a sobrecarga e desgaste dos dentes, da musculatura da face e das articulações da mandíbula. O bruxismo nem sempre acaba com esse tratamento, contudo passa a ser gerenciado, o que vai controlar as consequencias e aliviar as dores quando presentes. Tratamento ou ajuda psicológica são bem indicados quando a causa for estresse ou ansiedade.

Existe o tratamento caseiro para o bruxismo que consiste em tentar separar os dentes ao perceber que eles estão travados, assim como fazer exercícios respiratórios que ajudam a relaxar.

O tratamento medicamentoso pode ser através de relaxantes musculares e analgésicos para alívio de dores nos músculos da mastigação.

Não existe simpatia para acabar como bruxismo. Isto é um mito cultural que já ouvi falar algumas vezes.

Deixe seu Comentátio

Para Bruxismo = Ranger os Dentes

Veja conteúdo relacionado:

Continue sua leitura sobre Bruxismo = Ranger os Dentes