Diferença entre cerâmica e porcelana na Odontologia

Cerâmica ou porcelana pode ser considerado o mesmo tipo de material odontológico desenvolvido para confeccção...

Artigos Odontologia Diferença entre cerâmica e porcelana na Odontologia
[Diferença entre cerâmica e porcelana na Odontologia]

Cerâmica ou porcelana pode ser considerado o mesmo tipo de material odontológico desenvolvido para confeccção de dentes ou restaurções. Portanto, na prática não existe diferença entre cerâmica e porcelana na odontologia e são os melhores materiais para recriar um novo sorriso. 

Suas propriedades são excelentes porque têm alta resistência, são semelhantes aos tecidos dentais, apresentam altíssima estabilidade de cor (significa que não alteram de cor ao longo do tempo na boca), apresentam alta capacidade de imitar as características ópticas do esmalte e da dentina, que são os tecidos dentais.

Outra vantagem é que podem ser utilizadas de diversas maneiras como coroas, pontes fixas, lentes de contato dentais, facetas, inlays e onlays (restaurados).

As cerâmicas ou porcelanas odontológicas podem ser feldspáticas, de dissilicato de lítio, aluminizadas, de zircônia, entre outros. Todos com propriedades altamente estéticas para reconstruir os dentes. 

 Quando a parte interna do dente de porcelana é de metal, a coroa passa a ser chamada de metalo-cerâmica. O dente de porcelana ou cerâmica pode ser feito sem metal, isto é, fica totalmente em cerâmica. Esse é o motivo pelo qual ela passa a ser chamada de metal free. É mais vantajoso porque essa estrutura interna sem metal reproduz translucidez semelhante ao dente natural.

As coroas em cerâmica ou porcelana são os meios que os dentistas têm para recriar um sorriso ou reconstruir dentes perdidos e ausentes, neste caso, são feitas sobre os implantes dentais.

Quando o trabalho chega do ceramista, fazemos uma vistoria das cerâmicas para nos certificarmos que está de acordo com o que foi planejado com tanto capricho. Se estiver tudo correto, o paciente é agendado para cimentarmos o trabalho. 

Neste vídeo abaixo eu falo mais alguns detalhes sobre os dentes de cerâmica e porcelana. Confira:

Deixe seu Comentátio

Para Diferença entre cerâmica e porcelana na Odontologia

Veja conteúdo relacionado:

Continue sua leitura sobre Diferença entre cerâmica e porcelana na Odontologia