Diferença entre prótese dentária e implante

Implante é solução para pessoas que escondem o sorriso. A odontologia tem muitas técnicas para deixar...

Artigos Odontologia Diferença entre prótese dentária e implante
[Diferença entre prótese dentária e implante]

Implante é solução para pessoas que escondem o sorriso. A odontologia tem muitas técnicas para deixar o sorriso mais bonito e a autoestima mais elevada. Você sabe a diferença entre a prótese dentária convencional e o implante?

O implante é uma solução para muitas pessoas que passaram a vida escondendo o sorriso porque tinham vergonha. Às vezes a pessoa perde um dente e nessa perda óssea há uma perda por fora. O implante é um parafuso de titânio e acaba funcionando como a raiz do dente que a pessoa perdeu.

Em cima deste implante coloca-se uma prótese, isto é um dente.

A escolha do titânio puro se deve à altíssima aceitação deste material pelo organismo sem o desencadeamento de reações adversas.

Que soluções os implantes permitem?

-         Estabilizar dentadura superior ou inferior;

-         Trocar dentadura ou prótese removível tipo Roth por prótese fixa;

-         Repor um ou mais dentes perdidos, sem desgastar os dentes vizinhos;

Os implantes permitem ainda melhorar sua qualidade de vida, eliminando muitas das inseguranças ou constrangimentos associados a dentaduras convencionais ou próteses removíveis, além de evidentemente, aumentar sua eficiência mastigatória.

Os implantes são uma solução durável?

O sucesso à longo prazo de um implante dental está diretamente relacionado à adequada investigação das condições ósseas e sistêmicas do paciente, ao bom planejamento cirúrgico-protético, à conveniente cirurgia e à reabilitação protética apropriada. Porém o fator tão ou mais importante no sucesso é a higiene oral desenvolvida por você. É imperativo que você conserve seu implante rigorosamente limpo, evitando a deposição de placa bacteriana junto à gengiva que circunda o implante dentário.

 O que é uma prótese fixa convencional?

É a restauração parcial ou total da coroa de um dente, quando se denomina prótese fixa unitária, ou a substituição de um ou mais dentes perdidos, quando se denomina prótese parcial fixa (ou “ponte fixa”). Ao ser fixada sobre os dentes do paciente, previamente preparados para recebê-la, reabilita-o para mastigar, falar ou sorrir. Recebe o nome de “fixa” porque não pode ser removida pelo paciente ou pelo dentista, a menos que este a corte com o uso de brocas especiais.

A maior desvantagem da prótese fixa  é a necessidade de desgaste dos dentes vizinhos a falha para que ela seja cimentada. Isso não acontece quando se indica a instalação de implante. Portanto, a solução com implantes dentais é mais conservador apesar de precisar de uma cirurgia.

 Necessidade de realização de tratamento de canal dos dentes de suporte

Entretanto, algumas vezes pode haver a necessidade de realização de tratamento de canal dos dentes de suporte para a confecção da ponte fixa sobre dentes.

Por princípio, isso não é indicado, pois o melhor elemento de suporte é aquele dente mais integro na sua estrutura e com as gengivas e a nervo da raiz sadios. Porém, se há dúvidas quanto à saúde do nervo, indica-se o tratamento de canal, assim como para aqueles dentes que serão usados como suportes de ponte fixa. Um bom tratamento de canal para esses casos evitaria problemas futuros que poderiam diminuir a durabilidade da prótese.

 O importante é reforças que a odontologia já desenvolveu recursos para recuperar sorrisos mesmo que acidentes, perdas ou mesmo abandono dos hábitos saudáveis tenham resultados em falhas complexas. Se por um lado às marcas e acontecimentos podem limitar a expressão da felicidade através do sorriso, uma coisa que aprendemos é que a Odontologia pode recuperar a estética e todas as necessidades mastigatórias. É ainda mais relevante dizer que não há casos incuráveis.

Galeria de Imagens

Deixe seu Comentátio

Para Diferença entre prótese dentária e implante

Veja conteúdo relacionado:

Continue sua leitura sobre Diferença entre prótese dentária e implante