Dor de Cabeça

Uma estimativa que afirma que 90% da população já experimentaram ou ainda vai experimentar um...

Artigos Odontologia Dor de Cabeça
[Dor de Cabeça]

Uma estimativa que afirma que 90% da população já experimentaram ou ainda vai experimentar um episódio de dor de cabeça na vida. Contudo, é importante saber que existem diversos tipos de cefaleia com causas variáveis.

Vamos destacar a mais comum, que é conhecida como Cefaleia Tipo Tensão e a Enxaqueca. As duas podem desencadear uma dor de cabeça muito forte que pode ser na testa, frontal, atrás da cabeça, no lado direito ou no lado esquerdo.

A primeira é uma dor de cabeça tensional que tende a ser mais branda e normalmente dói dos dois lados da cabeça ao mesmo tempo, com uma sensação de aperto ou pressão. Ela está associada a tensão dos músculos que envolvem o crânio e os músculos mastigatórios, motivo pelo qual é um dos sintomas dos pacientes que sofrem de Disfunção da ATM (aquela condição que desencadeia sintomas graves e muitas dores no maxilar e no rosto).

A dor no maxilar pode ser perto do ouvido, cabeça, pescoço e embaixo da mandíbula esquerda ou mesmo no lado direito. Alguns pacientes queixam de dor na bochecha interna, dor na face e nos olhos, no lado esquerdo do rosto Essa dor nos olhos também já foi tratada como reflexo da Disfunção da ATM por dentista na Accurato Odontologia. Também é um quadro já visto no Serviço ATM da Faculdade de Odontologia da UFJF - um centro de referência na área.

Já a enxaqueca gera uma dor de cabeça mais forte e intensa, ao ponto de dar náuseas e vômitos. Normalmente ela acontece somente de um lado e com sensação de latejamento, tipo umas pontadas, pulsante. O paciente ainda pode sentir-se incomodada com luzes, barulhos ou cheiros fortes. A dor de cabeça pode ser no lado direito, no topo ou em cima da cabeça, no lado esquerdo em cima ou mesmo frontal. Algumas pessoas relatam que é uma dor suicida, tamanha é a intensidade.

 Algumas pessoas tomam remédio praticamente todos os dias para tentar aliviar, mas isso pode dar efeito rebote, isto é, os analgésicos passam a desencadear a dor de cabeça também de tanta química no organismo.

Portanto, o remédio é procurar um médico ou um dentista Especialista em Disfunção da ATM e Dor Orofacial, já que os dois tipos de dor de cabeça mais comuns podem ser aliviados com o tratamento correto.

 

Deixe seu Comentátio

Para Dor de Cabeça

Veja conteúdo relacionado:

Continue sua leitura sobre Dor de Cabeça