Linhas de Expressão

As linhas e sulcos de expressão surgem em consequência da repetição constante de determinados movimentos...

Artigos Estética Facial Linhas de Expressão
[Linhas de Expressão]

As linhas e sulcos de expressão surgem em consequência da repetição constante de determinados movimentos faciais (como frangir a testa), ao passo que as de idade se originam por conta do afrouxamento da musculatura e da própria pele com influência da gravidade.

A pele possui a capacidade elástica, que é se expandir e contrair em resposta à movimentação da musculatura abaixo dela, e também a plasticidade, que é voltar novamente ao seu estado inicial. O colágeno confere estas duas propriedades, contudo sua produção diminui ao longo dos anos. Além disso, há diminuição da quantidade de ácido hialurônico e diminuição da hidratação. Isso tudo propicia a formação de rugas.

Tipos de Rugas

Ambas situações propiciam a formação de dois tipos de rugas de expressão na pele: dinâmicas (expressão) ou estáticas (linhas de idade).

As linhas de expressão dinâmicas são aquelas promovidas pelo movimento contínuo dos músculos faciais, isto é, só aparecem quando há a contração.

Numa pele jovem e de boa qualidade, quando o movimento do músculo acaba a pele volta ao seu normal, sem rugas.

As linhas de expressão estáticas ocorrem independentemente da contração muscular. Estão presentes na face, pescoço, colo e mãos.

Hábitos

Hábitos de expressão como nas pessoas que estão sempre com cara de bravo ou com dor, contraem muito a musculatura entre as sombrancelhas, formando as rugas de expressão na testa.

Ou que tem problemas oftalmológicos que acabam contraindo os olhos com maior frequência para enxergar melhor. 
Dessa forma, formam-se rugas ao redor dos olhos.

Como tratar as rugas

Cuidados caseiros como anti-oxidantes, cremes e outros cosméticos são medidas importantes, principalmente hidratantes e protetor solar.

Aplicação de Botox (ou toxina botulínica) além de tratar as rugas, atua como um preventivo por diminuir o efeito sanfona na pele. Isso diminui as rugas e linhas de expresssão e também trata um pouco das rugas estáticas do rosto.

Tratamento a Laser das rugas: o uso de laser, para o tratamento das rugas do rosto, rugas da testa e rugas da área dos olhos e da boca, traz ótimos resultados, porque melhora a flacidez e diminuir as rugas estáticas, entretanto a aplicação de botox continua sendo a melhor opção para rugas de expressão.

O melhor tratamento para as rugas estáticas é o preenchimento com ácido hialurônico que vai atuar como um produto que dá volume ao ser injetado embaixo da pele, levantando-a e assim, disfarça a dobra deixada pela ruga. É indicado para o bigode chinês. 

 


Deixe seu Comentátio

Para Linhas de Expressão

Veja conteúdo relacionado:

Continue sua leitura sobre Linhas de Expressão