Protocolo De Resina ou De Cerâmica

Quando uma pessoa está com todos os dentes condenado a extração ou já usa dentaduras,...

Artigos Odontologia Protocolo De Resina ou De Cerâmica
[Protocolo De Resina ou De Cerâmica]

Quando uma pessoa está com todos os dentes condenado a extração ou já usa dentaduras, poderá fazer implantes para repor a dentição. É nestes casos que a prótese tipo protocolo será confeccionada. Ela é composta por dentes fixos, isto é, o paciente não precisa tirá-lo para limpar.

O que é prótese protocolo?

Protocolo é o tipo de prótese sobre implantes que vai aposentar a famosa dentadura, por dentes fixos. Por isso ela é chamada de dentadura fixa.

São necessários no mínimo 4 implantes para sustentar 14 ou 12 dentes. Estudos de engenharia comprovaram que são o suficiente para permitir uma boa mastigação e durabilidade.

Existem dois tipos de material para se confeccionar as dentaduras fixas: a resina e cerâmica ou porcelana.

A prótese protocolo porcelana ou cerâmica é aquela feita de um composto cerâmico o que vai conferir mais durabilidade e resistência. Este tipo tem alguns benefícios a mais sobre a Resina (protocolo convencional), entre elas:

- Maior resistência

- Uma estética mais natural e duradoura

- A cor não muda com o passar dos anos

- É mais delicada e menor

- Textura mais lisa

- Acumula menos placa bacteriana

Estas vantagens são os responsáveis pelo preço do protocolo cerâmico. 

O que dá sustentação ao protocolo metalocerâmico é um metal que fica internamente na prótese. A cerâmica vem recobrindo toda a parte metálica. Tal estrutura pode ser confeccionada em zircônia que é um tipo especial de cerâmica.

O Protocolo dentário de resina é confeccionado em um tipo especial de resina acrílica, que é um material plástico, motivo pelo qual tem o nome de protocolo acrílico também. Portanto, é menos resistente que o cerâmico, contudo é o tipo mais utilizado nos consultórios.

Apresentam algumas vantagens:

- Economia

- Possibilidade de reparos, pois a resina acrílica permite acréscimos.

- São mais rápidas de serem confeccionadas

- Estética bem favorável, desde que bons materiais sejam escolhidos

Até quem escolhe as próteses protocolo em porcelana pode se beneficiar do acrílico, pois muitas vezes as próteses totais em acrílico funcionam como provisório para as próteses em porcelana.

Protocolo em Resina - esse sistema é o mais usado pelo custo relativamente baixo. Porém é lógico que o valor é relativo. Tudo depende do laboratório que se usa, qualidade dos dentes, gengiva caracterizada ou não. Tudo agrega valor. O protocolo em resina acrílica é o único que pode ser usado como prótese provisória, ou seja, no caso de carga imediata, pode-se usar a prótese totalmente em acrílico como provisória e depois substituir pelo protocolo definitivo, com muito mais detalhes de acabamento.

O protocolo sobre implantes dentários de acrílico definitivo é relativamente duradouro, e chega a ficar em boca até 6 ou 7 anos sem maiores problemas. Há casos que a durabilidade é menor em função de alguns hábitos do paciente, tais como o bruxismo.

 Neste vídeo abaixo eu falo justamente sobre as duas próteses:

Deixe seu Comentátio

Para Protocolo De Resina ou De Cerâmica

Veja conteúdo relacionado:

Continue sua leitura sobre Protocolo De Resina ou De Cerâmica