Retração da gengiva... O que fazer?

 A retração da gengiva é o deslocamento do tecido gengival, causando a exposição de uma...

Artigos Odontologia Retração da gengiva... O que fazer?
[Retração da gengiva... O que fazer?]

 A retração da gengiva é o deslocamento do tecido gengival, causando a exposição de uma parte da raiz do dente, o que tras sensibilidade na maiorias dos casos. Dependendo do local, pode afetar a harmonia do sorriso como na foto acima, influenciar na estética e autoestima das pessoas.

  Vamos entender melhor quais são as causas da gengiva retraída e descolando do dente, como tratá-la e principalmente como preveni-la, já que não queremos que  influencie na nossa qualidade de vida e bem-estar.

Na verdade, são várias as  causas, mas é sempre muito delicado para o dentista fazer um diagnóstico somente olhando o caso, precisamos conversar com o paciente para entender melhor os seus hábitos e seu histórico.

 Dentre as diversas hipóteses, a mais corriqueira é o traumatismo por escovação, isto é, aplicar muita força contra os dentes ao escová-los, principalmente se a escova possuir cerdas duras. Inflamação da gengiva devido à presença de placa bacteriana, dentes com mal posicionamento ou com restaurações “altas”, restaurações desadaptadas na região próxima à gengiva, posição alta dos freios labiais e lingual, movimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta, dentes apinhados ou encavalados e pouca espessura do osso que recobre aquela raiz, também fazem parte das diversas possíveis causas.

 

A primeira pergunta que todos fazem diante desse problema é se tem cura. Na realidade, dependendo do caso, conseguimos cobrir essa retração por intermédio de cirurgia da gengiva com técnicas especializadas para a retração porque a gengiva não regenera sozinha recobrindo o dente. É uma cirurgia plástica que vai recobrir o dente novamente. Caso não haja possibilidade de realizar a cirurgia, devemos controlar a sensibilidade porque a gengiva retraída causa dor. Lembrando que  a retração, por si só, não provoca a perda do dente, desde que as causas sejam eliminadas e que não haja inflamação.

 

O que devemos fazer? Com certeza, a primeira coisa é consultar o dentista para que ele possa avaliar o seu caso e evitar a evolução desse processo. Dependendo da causa, haverá a necessidade de uma reeducação da técnica de escovação e troca da escova de dente por uma de cerdas ultra macias, realização de uma limpeza profissional, ajuste da mordida, adequação das restaurações localizadas próximas à gengiva e até a necessidade de corrigir a má posição do dente com aparelho ortodôntico. Devido à exposição da raiz, os dentes ficam mais sensíveis, portanto bochechos com soluções fluoretadas ou aplicações profissionais de flúor concentrado podem amenizar o problema.

O desgaste do dente perto da gengiva é muito comum quando ela está retraída. Nestes casos, pode ser feita uma proteção com resina nessa área.

Evitar ou controlar desde já a retração gengival, escovando os dentes com escova de cerdas macias e força moderada, usando o fio dental regularmente e visitando o seu dentista a cada seis meses, ainda é o melhor remédio para evitar sensibilidade nos dentes.

 

TAGS: ODONTOLOGIA, DENTISTA UBÁ, UBÁ/MG, ESPECIALISTA EM ATM, ESPECIALISTA EM ESTÉTICA, ESPECIALISTA EM IMPLANTE DENTAL, APARELHOS DENTAIS, ENDODONTIA, TRATAMENTOS DE CANAIS, DOR DE DENTE, IMPLANTES, IMPLANTES DENTÁRIOS, IMPLANTE SEM CORTES, DOENÇAS DE GENGIVA, ORTODONTIA, LENTES DE CONTATO, LENTE DE CONTATO DENTAL, LAMINADOS CERAMICOS, CLAREAMENTO DENTAL, CLAREAMENTO A LASER, OBTURAÇOES BRANCAS, PROTESES, DENTADURA, IMPLANTES TOTAIS, DR. CARLOS HENRIQUE.

TRATAMENTO PARA CICATRIZES DA ACNE, HIDRATAÇÃO DA PELE, FACE, RUGAS,  PEELING, ESTÉTICA FACIAL, PEELING DIAMANTE, PEELING CRISTAL , PEELING QUIMICO, DERMARROLER, PLASTICA FACIAL, HIDRATAÇÃO FACIAL, LIMPEZA DE PELE, FOTOTERAPIA,CLINICA DE ESTÉTICA, CLINICA DE ESTETICA FACIAL, MÁSCARAS DE TRATAMENTO, DIA DA NOIVA, EFEITO CINDERELA, LIFTING FACIAL, BOTOX, TOXINA BOTULINICA, BOTULIFT, XEOMIN.

RETRAÇÃO GENGIVAL CIRURGIA, RETRAÇÃO GENGIVAL DOR, RETRAÇÃO GENGIVAL ANTES E DEPOIS, RETRAÇÃO GENGIVAL TRATAMENTO FOTOS, RETRAÇÃO GENGIVAL TRATAMENTO CASEIRO, RAIZ DENTE EXPOSTA TRATAMENTO, RAIZ DO DENTE EXPOSTA REMEDIO, RETRAÇÃO GENGIVAL TEM CURA, RAIZ DO DENTE DOENDO, DESGASTE NO DENTE PERTO DA GENGIVA, RAIZ DO DENTE EXPOSTA TRATAMENTO CASEIRO, RAIZ DO DENTE INFLAMADA

Galeria de Imagens

Deixe seu Comentátio

Para Retração da gengiva... O que fazer?

Veja conteúdo relacionado:

Continue sua leitura sobre Retração da gengiva... O que fazer?