Riscos da Lente de Contato Dentária

Artigos Odontologia Riscos da Lente de Contato Dentária
[Riscos da Lente de Contato Dentária]

As lentes de contato dentária caiu no gosto da população, mas alguns detalhes devem ser levados em conta quando se pensa nesta forma de tratamento para ter dentes claros e simétricos.

O primeiro problema da lente de contato dental é quanto a indicação correta. A boca deve estar saudável para receber as lentes para os dentes. Tudo deve ser tratado primeiro: cáries, gengiva, mordida, etc. Além disso, elas não são indicadas para todos os casos, quando então, as coroas de porcelana passam a ter a melhor indicação. Porém, o resultado estético final é o mesmo.

Qual a Durabilidade?

Como em qualquer outro tratamento dental, a qualidade do dentista, do material e os cuidados do paciente ditarão quanto tempo vai durar as lentes nos dentes. Um dos pilares da longevidade é quanto a higienização dos dentes, que deve ser muito boa e por isso, a visita regular ao dentista continua sendo importante. Exagerar nos alimentos muito duros pode provocar fraturas tanto dos dentes quanto das lentes.

A boa notícia é que estes tratamentos estéticos podem durar 20 anos ou mais.

E se tiver cáries e fraturas?

A cárie pode aparecer porque é uma doença multifatorial relacionada com a dieta e higiene bucal do paciente, portanto o cuidado com a higiene diária e manutenção das lentes é essencial. Lascamentos e fraturas são muito raros, geralmente acontecem quando existe uma sobrecarga na mordida de um dente específico.

A lente de contato nos dentes pode amarelar?

Não! A porcelana possui uma alta estabilidade de cor, superior inclusive a do dente natural. Mas com o passar dos anos, o dente pode escurecer e como algumas as lentes são finas elas podem deixar a cor amarela do dentes aparecer por transparência. Entretanto, isso está diretamente relacionado à dieta do paciente. Pessoas com dietas ricas em corantes (suco de uva, vinho tinto, café, chá) tem maior chance de ter escurecimento precoce dos dentes e das lentes.

A lente de contato dental não prejudica o dente, mas se ele foi desgastado para recebê-la, o esmalte não volta mais. É irreversível. Entretanto, o benefício de ter os dentes alinhados, mais brancos e simétricos compensa. Portanto, a relação custo-benefício deve ser favorável ao se decidir pela transformação do sorriso.

Deixe seu Comentátio

Para Riscos da Lente de Contato Dentária