Sensibilidade Dental

Definição A sensibilidade dental ocorre quando o esmalte protetor do dente se torna mais fino ou...

Artigos Odontologia Sensibilidade Dental
[Sensibilidade Dental]

Definição

A sensibilidade dental ocorre quando o esmalte protetor do dente se torna mais fino ou se desgasta e deixa exposta a camada abaixo dele, dessa forma, reduz a proteção que o esmalte faz. Essa camada de tecido que fica abaixo do esmalte se chama dentina. Ela é cheia de nervos e por isso o dente pode ficar sensível.

A sensibilidade acontece também quando a gengiva cede e retrai, deixando a raiz do dente exposta. Isso é conhecido como retração gengival e pode trazer muita sensibilidade.

Outra causa é o desgaste do esmalte dental. Escovar os dentes com força, usar escovas duras e cremes dentais muito abrasivos levam a diminuição desta proteção natural do esmalte.

Sinais e sintomas

Se a ingestão de alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou muito ácidos ou a respiração no ar frio faz com que seus dentes fiquem sensíveis ou doloridos, você pode ter sensibilidade nos dentes. A sensibilidade dentária pode ir e vir ao longo do tempo.

Qual o perigo?

Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal. Especialmente se a dor fizer com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis à cárie e doenças gengivais.

Como saber se meus dentes são sensíveis?

Se você sentir uma sensação dolorosa em seus dentes após tomar bebidas ou comer comidas quentes ou frias, seus dentes são sensíveis. Mas não é só você que sente isto. É um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente.

Como tratar dentes sensíveis?

Em primeiro lugar, fale com seu dentista. A sensibilidade dos dentes geralmente pode ser tratada e curada. Seu dentista pode prescrever flúor em gel ou um enxagüante bucal com flúor.

Você também pode tentar cremes dentais de baixa abrasividade com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis. Pergunte ao seu dentista quais são os produtos mais adequados para o seu problema de sensibilidade. Tenha cuidado com a escovação e evite que seus dentes se desgastem ainda mais. Uma escovação muito forte, uma prótese parcial com grampos e aparelhos muito apertados e justos podem também levar ao desgaste do esmalte.

Formas de prevenir a SENSIBILIDADE DENTÁRIA

Escovar os dentes de forma adequada diariamente por 2 minutos com cremes dentais que não possuem altos níveis de abrasivos pode ajudar a reduzir a chance de sensibilidade dentária.

Utilizar o fio dental uma vez por dia pode ajudar a eliminar a placa próximo à gengiva e entre os dentes, e pode ajudar a reduzir a desconfortável dor.

Seguir uma dieta de ácidos – Uma dieta de alimentos e bebidas com poucos ácidos pode, também, ajudar a prevenir a sensibilidade dentária.

Tratamento

Usar laser ajuda bastante, assim como aqueles cremes dentais próprios para sensibilidade como a Colgate Sensitive Pró-Alívio, Oral B Pro Saúde Clinical Protection Sensitive e Sensodyne.

Fazer bochechos com flúor é sensacional também. Traz bons resultados.

Se o esmalte estiver desgastado, as restaurações de resina farão a proteção da área.

Em casos de retração da gengiva, o que está indicado é uma cirurgia de enxerto para recobrir a raiz exposta com gengiva.

Enfim, o importante é você procurar seu dentista para fazer o diagnóstico correto e a partir daí, definir qual seria o melhor tratamento.

(Indexadores: sensibilidade nos dentes tratamento, clareamento, causa, doce, após restauração, após limpeza)

Deixe seu Comentátio

Para Sensibilidade Dental