Recentemente, dentistas, pesquisadores e médicos começaram a examinar a ligação entre saúde bucal e saúde geral, uma área em que eles se concentraram é a relação entre doença gengival e doença cardíaca.

A doença gengival, também chamada de doença periodontal, é a inflamação das gengivas. Isso pode levar à quebra das gengivas, dentes e tecidos ósseos que os mantêm no lugar. 

Doença cardíaca se refere a um amplo conjunto de condições, incluindo ataque cardíaco e derrame. As doenças cardíacas são causadas pelo estreitamento ou bloqueio de importantes vasos sanguíneos.

Gostou do tema deste artigo?

Leia e comente o que você achou sobre o texto.

 

Doença cardíaca e saúde bucal

Alguns estudos recentes mostram uma associação entre doença gengival e doença cardíaca. Em um estudo de 2014, os pesquisadores analisaram pessoas que tinham doenças cardíacas e gengivais (1). 

Eles descobriram que as pessoas que receberam atendimento adequado para sua doença gengival tinham custos de atendimento cardiovascular 10 a 40% mais baixos do que as pessoas que não recebiam atendimento oral adequado. Esses achados confirmam a ideia de que a saúde da gengiva afeta a saúde do coração.

O estudo foi avaliado por outro grupo que confirmou que a doença gengival aumenta o risco de uma doença cardíaca em cerca de 20% (2). Eles concluíram ainda que é necessária mais pesquisa de alta qualidade.

Dada essa evidência, é fato que, a doença gengival pode aumentar o risco de doença cardíaca, porque a inflamação nas gengivas e bactérias pode eventualmente levar ao estreitamento de artérias importantes.

 

 Doenças da gengiva e outras doenças

A doença gengival e a saúde bucal também podem estar relacionadas a outras condições, como:

  • Osteoporose: Algumas pesquisas sugerem que a menor densidade óssea leva à perda óssea na mandíbula (3). Isso pode levar à perda do dente devido a um osso subjacente mais fraco.

  • Doença respiratória: As bactérias na boca podem se mover para os pulmões e causar infecções como pneumonia. Isso é mais comum em pessoas com doença periodontal.

  • Câncer: Uma pesquisa sugere que a doença gengival pode aumentar o risco de certas formas de câncer, como câncer nos rins, pancreático e sanguíneo (4). Mais pesquisas são necessárias nessa área.

  • Artrite reumatoide (AR): Existe uma associação entre AR precoce e doença gengival (5). No entanto, são necessárias mais pesquisas.

Existem também algumas condições que podem aumentar o risco de desenvolver doenças gengivais. A pesquisa indica que as pessoas com diabetes correm um risco maior de desenvolver doenças gengivais (6). Falei mais sobre esse assunto no vídeo abaixo.

 Provavelmente, isso se deve ao aumento da inflamação e ao maior risco de infecções em geral. O risco diminui se você gerencia seu diabetes.

As mulheres grávidas também têm um risco aumentado de doença gengival devido a alterações hormonais e aumento do fluxo sanguíneo.

 

Prevenção da doença cardíaca com hábitos saudáveis

 

Existem muitos hábitos de vida saudáveis ​​que você pode usar para manter uma boa higiene bucal e reduzir o risco de doenças gengivais e cardíacas.

  • Escove os dentes e a língua pelo menos duas vezes por dia com uma pasta de dente com flúor. Peça ao seu dentista para demonstrar a técnica correta para escovar.

  • Passe fio dental entre os dentes e a gengiva pelo menos uma vez por dia.

  • Use enxaguante bucal regularmente.

  • Evite fumar ou mascar tabaco.

  • Beba água que contenha flúor.

  • Faça uma dieta rica em vegetais, alimentos ricos em fibras, frutas com pouco açúcar e proteínas à base de vegetais.

  • Mantenha níveis saudáveis ​​de açúcar no sangue, especialmente se você tiver diabetes.

  • Consulte um dentista duas vezes por ano para limpezas e exames regulares.

  • Lembre-se de sinais precoces de doenças gengivais, como sangramento nas gengivas e mau hálito constante. Informe o seu dentista se tiver algum destes sintomas.

Na Accurato somos especialistas em proporcionar o sorriso dos sonhos, porém, antes de deixar o sorriso perfeito, cuidamos da sua boca para que nosso serviço seja de qualidade.

Confira nossos trabalhos no Instagram e no Youtube.

 

Abraços,

Equipe Accurato!